Sobre os gêneros textuais emergidos nos contextos da tecnologia digital e que estão provocando polêmica quanto à natureza e proporção de seu impacto na linguagem e na vida social. Marcuschi faz a seguinte observação: "a escola não pode passar à margem dessas novas realidades dos usos linguísticos. Neste sentido, o letramento digital deve ser levado sério. Pois ele veio para ficar".
A partir das inumeras mudanças tecnologicas que acabam, "atingindo" a vida particular de cada um faz-se necessario estudar os generos digitais, pois é chegado a hora de encorcoporar essas mudanças no ensino.
ResponderExcluirA educação não pode escapar da fascinação tecnológica, pois nescessita esta sempre em constante transformação.
ResponderExcluirÉ colegas, realmente o letramento digital veio para ficar. Por isso, temos a responsabilidade como futuros professores, de estarmos freguentemente nos atualizando por meio de uma formação continuada, que nos proporcionará a oportunidade de estarmos sempre acompanhando os avanços tecnológicos que vão ocorrendo a todo momento. E assim poder oferecer aos nossos alunos as melhores metodologias que ajudarão os mesmos a se portarem em diversas situações linguísticas pelas quais esses alunos venham a passar ao longo de seu cotidiano. Afinal, é para formar cidadãos autônomos e críticos que estamos nos preparando nessa longa jornada acadêmica.
ResponderExcluirAcreditamos que a escola tem a oportunidade de trazer esses generos para a realidade do aluno, ou seja ela precisa ser ativa fazendo com que o uso dessas tecnologias esteja presente na pratica escolar. É importante que o aluno se familiarize com esses generos e sejam capazes de explora-los de forma adequada.
ResponderExcluirComo é de conhecimento de todos, a língua está em constante transformação, por isso o estudo dos gêneros digitais é necessário, por isso,deve ser de grande relevancia para o professor de Língua Portuguesa, uma vez que ele deve ser o responsavel por possibilitar ao educando a interação,contato e conhecimento com os mais variados generos do discurso, uma vez que estes já fazem parte de seu convivio como sujeitos capazes de se comunicar.
ResponderExcluirA respeito da observação feita por Marchuschi, realmente esse letramento digital veio para ficar, e dessa forma os professores de língua portuguesa devem utilizar esse novo meio de comunicação em sala de aula para orientar os alunos a respeito da sua ultilização, onde ele não deve ser utilizado.
ResponderExcluir